Translate

21/08/2013

7 DICAS DE COMO FAZER UM MODELO DE CURRÍCULO ASSERTIVO

Antigamente os currículos eram deixados nas portas de cada empresa, assim o responsável pelo RH ou qualquer outro funcionário podia olhar para você, para a sua aparência e simpatia, mas agora as coisas mudaram. Com o avanço da tecnologia os candidatos a uma vaga de emprego enviam os seus currículos, na maioria das vezes, via e-mail e pronto, esperam ser chamados. Por isso o seu modelo de currículo e texto de apresentação no e-mail é primordial na procura por um emprego.
De acordo com a Revista Exame, o seu currículo é a apresentação da sua vida, então lembre-se sempre disso. A sócia da Passarelli Consultores, Laís Passarelli afirma “O currículo é o espelho da pessoa, é um reflexo”. Acredite, você pode ser um ótimo profissional, e ter muito conhecimento, porém, de acordo com especialistas da área, se o seu currículo não for bom, você pode SIM perder uma ótima oportunidade de emprego.

Modelo de currículo

Cuidado com erros de português, excessos de informações, mentiras, fotos inadequadas, letrinhas coloridas, etc. Esses são os erros mais comuns vistos em currículos espalhados pelos e-mails das empresas a fora. Nunca esqueça: Ao preparar um CV pergunte a si mesmo: Quem está lendo este documento vai querer me conhecer?!
Além de um bom currículo, é interessante que você também monte um plano de carreira. O planejamento pode facilitar na procura por um emprego, em uma condição estável de vida profissional, entre outros desejos que qualquer pessoa, que esteja aberta ao mercado, almeja.
Agora em vez de falar dos erros, vamos às dicas para o seu modelo de currículo se destacar entre os milhares que chegam aos setores de RH pelo mundo.

Dicas de como fazer um modelo de currículo assertivo:

O sócio diretor do Quartel Digital e empresário, Fernando Alves, ao longo do tempo já teve várias experiências com diversos tipos de currículos, tanto certos, como totalmente errados. Com conhecimento e pesquisas sobre o assunto, Fernando fornece algumas dicas para o candidato ter um modelo de currículo vencedor:

Carta/E-mail de apresentação

  • O texto deve ser personalizado para cada empresa. Descrições genéricas não despertam interesse em abrir o anexo. Busque informações no site e nas redes sociais da empresa.
  • Nunca envie seu currículo em DOC. Prefira PDF.
  • Quantos arquivos nomeados “Currículo” não chegam todos os dias nos e-mails de uma empresa? Dezenas, às vezes centenas. Salve sempre no padrão “Nome + Sobrenome Principal – Currículo”. Ex.: Maria Almeida – Currículo.pdf. É interessante também colocar a vaga que você está se candidatando no assunto do e-mail.

Currículo:

Apresente as informações de maneira fluida. Uma boa estrutura de CV é a seguinte:
• Layout: Prefira um layout clean e não ultrapasse duas páginas.
• Cabeçalho: Não é necessário colocar “Currículo”. É uma informação obvia. Destaque o seu nome na 1ª linha e nas linhas abaixo as suas informações de contato (idade, endereço, telefone e e-mail). Redes sociais como Facebook e LinkedIn também são bem vidas.
• Conhecimentos: Destaque aqui seus conhecimentos que são relevantes para o cargo em questão. Para um designer é essencial destacar os programas gráficos que domina. Já para um analista de mídias sociais, por exemplo, é importante falar sobre sua expertise em criação de campanhas, gerenciamento e monitoramento de redes sociais, além de outros pontos que atraem a atenção do selecionador e fazem que você se destaque em meio à imensidão de currículos recebidos. Ressalte aqui também os idiomas e o nível de domínio (ler, escreve, fala?).
• Formação acadêmica: Destaque sua graduação, pós-graduações e especializações (se houver). Não é necessário colocar 1º e 2º graus (a não ser que você ainda não esteja cursando o nível superior).
• Experiência Profissional: Aqui é onde a empresa concentra a maior parte de sua avaliação. As empresas devem vir em ordem cronológica decrescente (da mais atual para a mais antiga). Use o seguinte esquema:
o Período (Mês/Ano a Mês/Ano) – Nome da Empresa.
Ex.: Jun/11 a Fev/13 – Quartel Digital
o Cargo
o Resumo rápido das atribuições
o Resultados Alcançados (este tópico faz TODA a diferença): você liderou uma equipe? Participou do lançamento de um produto? Lançou uma campanha? Que resultados foram alcançados com a ação? Chame a atenção do selecionador para os seus diferenciais práticos.
• Cursos: Destaque os cursos que são relevantes á área para a qual a vaga foi aberta. Basta nome, carga horária, mês/ano e instituição.
• Referências: Não é um tópico obrigatório, mas caso opte em adicionar deixe no final. Sempre com nome, empresa, cargo e contatos. Referências pessoais (vizinhos e amigos) não tem serventia. Concentre-se nas referências profissionais. Um ex-chefe, empresário ou gestor são bem vindos.

01/08/2013

Como usar o WhatsApp no computador

WhatsApp é um dos mais populares aplicativos para celulares (smartphones), feito para troca de mensagens via dados (conexão com internet das operadoras de celular ou Wi-fi) diretamente com seus contatos ou grupos. Este aplicativo está substituindo os SMS. Aprenda como usar o WhatsApp diretamente em seu computador, sem depender o tempo todo do seu aparelho celular.
Trocar mensagens pelo WhatsApp virou uma febre entre os usuários de celulares (iPhone e Android) justamente por ser simples e objetivo, além de bem mais barato que as tradicionais mensagens SMS. Com o WhatsAPP instalado você pode trocar mensagens com seus contatos, que também tenham o aplicativo, usando a rede de dados ou conexão Wi-fi. Isso inclui texto, imagens e até vídeos. Pode ser diretamente com uma pessoa ou com um grupo de pessoas ao mesmo tempo.
O problema é que você precisa ficar mexendo no celular o tempo todo e as mensagens não param de chegar. Como muitos de nós passamos várias horas do dia na frente do computador, melhor seria poder contar com o WhatsApp instalado como um aplicativo de bate-papo (chat) do Windows. E isso é possível.
Instalar o WhatsApp no computador

Usando o WhatsApp no Computador

Tudo o que você tem que fazer é instalar um tipo de emulador de aplicativos para Android no computador. Trata-se do BlueStacks App Player, que é totalmente gratuito e pode ser usado para instalar outros aplicativos de celulares Android no Windows.
A primeira coisa é fazer o download do BlueStacks App Player. Existe versão para PC (Windowns) e também para Mac.
O processo de instalação é comum a qualquer outro aplicativo ou programa para seu computador. Depois de instalado, o próximo passo será colocar o aplicativo do WhatsApp rodando dentro dele. A tela inicial será assim:
BlueStacks App Player - Instalar aplicativos Android no computador
Há dois ícones importantes na tela. Um é o de buscas para encontrar aplicativos e o outro fica no canto inferior direito para ampliar a janela em tela inteira ou diminuir para uma janela padrão.
Clique no botão de busca para encontrarmos o WhatsApp e instalar.
Instalar WhatsApp no computador
Na primeira tentativa de instalar algo, será exigido que você configure uma conta do Google. A mensagem solicitará que você continue no processo para ser liberado o acesso ao sistema, exatamente como acontece com celulares Android novos.
A tela será assim:


O processo começa clicando no botão do canto inferior direto, chamado “Próxima”.
Se você já tem uma conta no Google, basta adicionar seu login e senha. Depois clique no teclado virtual em “Feito” e “Fazer login”.
Agora que esta parte terminou você pode clicar no botão “Home” (o ícone colorido que fica no centro da parte inferior). Isso levará você de volta para a tela de instalar e administrar os aplicativos. Pode clicar novamente no ícone de busca para procurar o WhatsApp e fazer a instalação.
Observação: Em alguns casos, para quem tem uma conta do Google sincronizada com um aparelho Android, será solicitado que seja feita a sincronização com o computador e será confirmado o modelo do aparelho. Isso exigirá alguns passos extras na instalação do WhatsApp ou outros aplicativos.

Quando o WhatsApp estiver instalado, ele aparecerá na sua lista no menu “My Apps”, como na imagem abaixo:
WhatsApp no computador
Clique no ícone do WhatsApp para executá-lo a primeira vez e fazer as configurações exigidas.
Os passos são simples. O primeiro é confirmar seu número de celular, lembrando de selecionar o país e escrever também o DDD da sua região. Uma mensagem será enviada para seu celular para confirmar os dados e poder seguir para o próximo passo.
Verificar número no WhatsApp para computador
O tempo de verificação do WhatsApp pelo código enviado por SMS pode variar e é preciso ter paciência. O WhatsApp não vai encontrar o código automaticamente, então será solicitado que você digite os números recebidos.
Depois dessa verificação, o aplicativo irá funcionar como você está acostumado em seu celular, incluindo todas as funções. Enquanto ele estiver aberto, suas mensagens recebidas serão exibidas nele como um chat.