Translate

23/11/2011

Dica de como criar sua propria rede social!!!

Será que eu posso criar minha própria rede social?!

A resposta é sim, cara-pálida! Atualmente existem vários tipos de sistemas prontos para redes sociais open-source. Agora você poderá criar o seu próprio Facebook ou o seu próprio Orkut de forma simples e satisfatória. Confira a lista de opções disponíveis:
- Dolphin: já vem com todas as ferramentas necessárias para se criar uma rede social repleta de opções para usuários de todos os gostos.
- Grou.ps: Mecanismo pronto de social networking simples e bastante eficaz.
- Elgg: disponibilidade de montar sua rede social da maneira que você quer, inclusive com a opção de microblogging, como o Twitter.
- BuddyPress: para os amantes do WordPress, esta opção pode ser a melhor saída para a criação e o desenvolvimento de uma rede social.
- Spree: sistema de rede social desenvolvido para o compartilhamento de conhecimentos mútuos. Ideal para quem gosta de didática e aprendizagem em geral.
- BBM: além de funcionar como uma rede social, os usuários deste sistema tem a opção de criarem sub-redes sociais dentro da sua própria rede.
- Mahara: esta rede social open-source foi desenvolvida para o compartilhamento de portfolios entre os usuários.
- BeWelcome: uma rede social para viagens e viajantes em geral. Ótimo para usuários que apoiam o intercâmbio e o turismo.




Como fazer um site/rede social igual o Orkut, Facebook etc



Existem várias maneiras de se montar uma rede social similar ao Orkut, Facebook etc, ou seja, um local onde os usuários possam criar suas comunidades virtuais. Hoje em especial, iremos conhecer o Stribe, um serviço web gratuito que auxilia na construção dessas comunidades integradas a sites.

Como começar

O melhor de tudo é que o serviço é muito simples e extremamente fácil de ser utilizado. Para começar basta acessar www.stribe.com, preencher o formulário e aguardar aprovação do desenvolvedor.
Após ser aprovado lhe será fornecida uma string em JavaScript que você deverá inserir no código fonte do seu site.
Pronto!, à partir daí o serviço promoverá uma interface simples com possibilidade de personalização do background etc. Os participantes poderão ainda ter acesso a chats e mensagens pessoais.
Começar um projeto do zero é duro, os desenvolvedores que estão lendo sabem muito bem.
Uma das alternativas que temos para criar um projeto na internet é obter códigos já desenvolvidos (em hotscripts.com, por exemplo) ou aplicações completas com o código aberto, como é o caso da aplicação que mostramos hoje.
Icox é uma rede social completíssima que você poderá instalar em seu servidor e dar-lhe uma cara diferente (fazendo sempre referência à origem, é claro).
Pode-se criar comunidades de usuários, mandar mensagens de um usuário a outro, criar blogs, ver estatísticas, criar pesquisas, chat…
Você já penso em cria uma rede social como o Orkut, Myspace e até mesmo o Rei Facebook.

O Elgg  é um sistema para criação de redes sociais, baseado em Apache, PHP e MySQL. Com ele é possível criar uma rede social como a do Orkut, Myspace e Facebox (redes sociais de mais sucesso).
A instalação do Elgg é semelhante a de qualquer outro CMS, como por exemplo o WordPress ou Joomla.
Para criar sua rede social com o Elgg é simples, basta fazer o download do arquivo de instalação, descompactar os arquivos, fazer o download para seu provedor de hospedagem via ftp, criar a base de dados no MySql e pronto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário