Translate

22/11/2011

JOGOS ESTUDANTIS DE MARICÁ

COLÉGIOS PARTICULARES DIZEM NÃO AOS JOGOS ESTUDANTIS DE MARICÁ

Começam os Jogos Estudantis de Maricá

Os jogos estudantis estavam paralisados, havia 4 anos. Este ano, voltam com o objetivo de integrar alunos das escolas municipais, estaduais e particulares

Estão abertos os Jogos Estudantis de Maricá. A cerimônia de abertura foi realizada nesta quarta-feira (05/10) no Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, no Centro, com a participação dos alunos das vintes escolas participantes. A disputa começou na sexta-feira (7/10) com dez modalidades esportivas: queimado, atletismo, natação, futsal, voleibol, handebol, futebol society, basquetebol, salto a distância e corrida de velocidade. A realização dos jogos é da secretaria municipal de Educação em parceria com a Secretaria municipal de Esporte.

Os Jogos Estudantis têm como objetivo estimular a prática desportiva entre os jovens, promover a integração entre as unidades escolares e utilizar a competição esportiva na socialização do jovem atleta, assim como no desenvolvimento integral do aluno como um ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte. Cerca de 600 jovens, de 9 a 17 anos, estarão envolvidos nas disputas entre as escolas municipais, estaduais e particulares. Os campeões dos jogos, que terminam no dia 8 de novembro, receberão troféus e medalhas.

“Estamos muito felizes em retomar a disputa dos jogos estudantis, que ficaram 4 anos sem ser realizados. A integração das escolas municipais, estaduais e particulares é muito importante, e os jogos nos proporcionam isso”, garante Andrea Cunha, subsecretária da Cidade Educadora.

O juramento dos atletas, seguido pela entrada da tocha olímpica, conduzida pelo aluno da Escola Especial Rynalda Rodrigues da Silva, Alexandre Barbosa, foi o ponto alto do evento. A apresentação do grupo de dança sobre rodas Corpo em Movimento da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (ANDEF) fechou a festa.

A apresentação do grupo de dança sobre rodas
Corpo em Movimento da Associação Niteroiense dos
Deficientes Físicos (ANDEF) fechou a festa.


“Os jogos estudantis são uma tradição em Maricá. Desejo que vocês tenham muita disciplina e raça durante as competições. Respeite o seu adversário e busquem a vitória até o fim. Desejo muito paz e sorte a todos vocês durante as partidas”, afirmou o secretário de Educação, Marcos Ribeiro.

Os jogos serão disputados pelas escolas Amanda Pena Soares, Antônio Lopes Fontoura, Benvindo Tanques Horta, Carlos Magno de Mattos Legentil, Ciep 259 Professora Maria do Amparo Rangel de Souza, Cônego Batalha, Colégio Domício da Gama, Colégio Estadual Elisário Mata, Colégio Estadual Franscisco José, Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, João Monteiro, João Pedro Machado, Lúcio Thomé Feteira, Marquês de Maricá, Mata Atlântica, Ministro Luiz Sparano, Rynalda Rodrigues da Silva, vereador João da Silva Bezerra e Barra de Maricá.
O único colégio particular a participar do evento é o CNEC - Centro Educacional Cenecista Maricá, que cederá sua quadra poliesportiva para várias modalidades de jogos.

Baseado em texto de Denilson com fotos de Paulo Polônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário